Esta opção reiniciará o site do Sistema Conferp, restaurando todas as janelas fechadas no site.

Reiniciar o site do Sistema Conferp

Dia da Mídia Social

A atuação do profissional de relações-públicas como peça-chave no planejamento digital

Diversos países comemoram hoje, 30 de junho, o Social Media Day. A data foi idealizada pelo site Mashable com o propósito de celebrar aquela que chegou e mudou radicalmente a vida das pessoas em diversos aspectos, a mídia social.

Essa nova realidade, marcada pelo uso das mídias on-line, possibilitou um verdadeiro giro paradigmático em relação à maneira como a sociedade se relaciona entre si e com as organizações. Isso influenciou substancialmente a comunicação organizacional, que agora se torna mais abrangente do que aquela praticada nas mídias tradicionais, atuando em um novo espaço de relacionamento social, cujas características primordiais são a velocidade na disseminação das informações em alta escala e a interatividade.

As organizações têm percebido cada vez mais a importância de utilizar essas mídias como instrumentos para se relacionar com seus stakeholders e para coleta de críticas e sugestões. Diante desse cenário, o relações-públicas tem um papel decisivo no processo de mudança da mentalidade corporativa, uma vez que possui como base de seu trabalho o mesmo alicerce das mídias sociais: o relacionamento. É, sem dúvidas, um dos profissionais mais qualificados para o desenvolvimento de um planejamento de comunicação que contemple as mídias sociais de forma estratégica, explorando todas suas potencialidades interativas, tanto para a consolidação da imagem organizacional quanto para a identificação e gerenciamento de crises.

A transposição e adaptação das práticas de RP para as mídias sociais são um verdadeiro trunfo corporativo para a construção daquele que é um dos mais valiosos ativos de uma empresa: sua reputação. Para tanto, se faz necessária uma reciclagem e aperfeiçoamento constante dos profissionais da área, tornando-os aptos a enfrentarem os desafios de adequação da linguagem web, manutenção da disciplina de prazos menores, transparência e solidez.

Espero que assumamos cada vez mais o protagonismo dessa nova configuração comunicacional emergente que veio para ficar. Feliz Dia da Mídia Social!

Saiba mais: https://goo.gl/n5qz1i

Ayala Melgaço
Conrerp/3 2437
Relações-públicas, pós-graduada em Produção em Mídias Digitais. Consultora em marketing digital e sócia-fundadora da agência Mafalda Comunica. Atua na área há oito anos e já ministrou diversas palestras e cursos sobre marketing digital.

Deixe seu comentário