Esta opção reiniciará o site do Sistema Conferp, restaurando todas as janelas fechadas no site.

Reiniciar o site do Sistema Conferp

Conselho Federal de Relações Públicas lança campanha pela valorização da profissão

 

Em comemoração ao Dia das Relações Públicas, celebrado nesta sexta-feira (2), o Conferp lança a campanha “Comunicação de sucesso começa com RP”. Será lançado o hotsite http://conferp.org.br/campanha, que conterá dois e-books e diversas peças para compartilhamento nas mídias sociais.

O e-book intitulado “Relações Públicas: 10 cases de sucesso – do desafio ao resultado” contém projetos realizados por relações-públicas, registrados nos Conselhos Regionais, com o objetivo de mostrar o trabalho desenvolvido para diferentes instituições, desde o desafio que foi apresentado aos profissionais até os resultados obtidos com as ações. A campanha também lança o e-book “História das Relações Públicas no Brasil, escrito por Manoel Marcondes Neto e Marcelo Ficher.

Capacitado para gerir uma das áreas mais importantes da atualidade, o relacionamento com os públicos, o profissional de relações-públicas vive o seu mais rico e desafiador momento. “As novas tecnologias expandiram a relevância do relações-públicas, que tem a oportunidade de se firmar como o profissional mais capacitado para assumir o gerenciamento da comunicação nesse novo cenário, sendo aquele que planeja, implanta e avalia projetos que geram interação e engajamento com os públicos, juntamente com as outras áreas da comunicação. A campanha também reforça a importância de fazermos parte de um grupo seleto de profissões regulamentadas, que exigem formação superior e registro no Conselho para seu exercício”, ressalta Júlia Furtado, presidente do Conferp.

O mercado de RP

Pesquisa realizada pela Mega Brasil em 2015 mostrou que os serviços de relações-públicas foram responsáveis por 50% do faturamento. No entanto, apenas 8,6% dos profissionais são formados em relações-públicas, o que mostra que há cada vez mais oportunidades, mas que o profissional precisa conquistar seu lugar nesse mercado, que cresce a cada ano. Os dados contemplam as grandes agências do país e mostram que o faturamento do mercado de comunicação corporativa superou dois bilhões, em 2015. A pesquisa foi divulgada no Anuário Brasileiro de Comunicação Corporativa 2016 e ouviu 215 agências de comunicação sobre diversos assuntos.

Um pouco de História

O primeiro Departamento de Relações Públicas, criado no Brasil, surgiu em 30 de janeiro de 1914. Pertencia à “Light” (The Light and Power Co. Ltda.), companhia canadense estabelecida no Brasil e concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo da cidade de São Paulo (SP). A direção desse departamento foi entregue ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo. A Lei nº 7.197, de 14 junho de 1984, concedeu-lhe o título de pioneiro das Relações Públicas no Brasil, e estabeleceu o aniversário de seu nascimento, dia 2 de dezembro, como o Dia Nacional das Relações Públicas.

Deixe seu comentário