Esta opção reiniciará o site do Sistema Conferp, restaurando todas as janelas fechadas no site.

Reiniciar o site do Sistema Conferp

Comunicado Oficial do CONFERP sobre a Classificação Brasileira de Ocupações e a Tabela de Profissões do Imposto de Renda

Prezados Profissionais

A Diretoria-Executiva do CONFERP, empossada no último dia 20 de janeiro, iniciou gestão para que seja incluída na Tabela de Ocupação Principal constante da “Ficha Dados do Contribuinte” do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF, uma rubrica específica para a Profissão de Relações Públicas.

Por razões óbvias – o programa de IR da Receita Federal já estava fechado – não foi possível concretizar a inclusão desse código específico a tempo hábil do preenchimento da Declaração do Imposto de Renda para o Exercício de 2011. Isso porque não se trata de um processo de simples alteração ou correção.

Em razão dos contatos já efetuados, tivemos a oportunidade de observar que algumas profissões que tiveram, nos anos anteriores, baixo índice de opção foram retiradas da tabela. Ao mesmo tempo, também observamos que há uma expectativa muito positiva de que o Conselho Federal incluirá rubrica própria de nossa profissão para o Exercício de 2012.

Para fortalecer nossa ação com a Receita federal, seria recomendável, no entanto, colocar o código 000 – Outras ocupações não especificadas anteriormente, que se encontra na Classificação 21: Outras ocupações.

É importante ressaltar, também, que a Tabela de Ocupações apresentada no IRPF tem como base a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, do Ministério do Trabalho e Emprego. Consideramos, como vários profissionais já manifestaram, que a mencionada classificação e a respectiva descrição da profissão de Relações Públicas na CBO, precisa ser atualizada para refletir integralmente o que ela representa, cumpre, exerce e realiza.

Por essas duas razões, a questão que se apresenta no momento não é somente a de se criar uma rubrica específica para a tabela do IRPF, mas sim fazer com que o Ministério do Trabalho e Emprego reconheça nossa profissão com a importância que ela tem para a sociedade e a inclua oficialmente no cenário das profissões com um código específico para Relações Públicas, procedendo as atualizações em todos os seus mecanismos internos.

Esperamos contar com a atenção e compreensão que você tem demonstrado e com o apoio de todos nessa ação, que é mais uma busca para a conquista do reconhecimento profissional.

.

FLÁVIO SCHMIDT
Presidente
CONRERP/2ª 1723

JORGE EDUARDO DE A. CAIXÊTA
Secretário-Geral
CONRERP/3ª 286

MARCELO GENTIL ESPINHEIRA
Tesoureiro
CONRERP/3ª 1771

37 comentários

  1. Marcos Tadeu de Souza comentou:

    Parabéns pela iniciativa.

    Marcos Tadeu de Souza
    Conrerp 3ª Região – 1961

  2. CONFERP comentou:

    Marcos,

    Acusamos o recebimento de sua mensagem e agradecemos pela manifestação de apoio.

    A partir de agora você tem um canal aberto permanente com o Conferp.

    Um abraço

    Flávio Schmidt
    Profissional de Relações Públicas
    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente
    presidencia@conferp.org.br
    http://www.conferp.org.br

  3. Prezados Senhores

    Creio que é importante a criaçao da rubrica especìfica.
    Deixo aqui a minha opiniao, muito embora acompanhe mais as RP da Italia (moro em Roma hà mais de dez anos) que do nosso Brasil.

    Contem com o meu trabalho e o da minha equipe, por estes lados europeus.

    Votos de sucesso na gestao do trabalho!

    Graça (Grazia) Montenegro

    Diretora Ibbix

  4. CONFERP comentou:

    Maria da Graça,

    Ficamos muito gratos pela manifestação de apoio, em especial, de quem vive num país tão distante do nosso.

    Não tenho dúvidas de que a nossa profissão transcende fronteiras e sei que aí em Roma você pode estar praticando Relações Públicas em sua excelência.

    Especialmente porque, como você diz, está acompanhando nossa atividade aqui no Brasil.

    Parabéns e muito obrigado pela mensagem.

    Um abraço a você e a todos os relações-públicas italianos.

    Flávio Schmidt
    Profissional de Relações Públicas
    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente

    presidencia@conferp.org.br
    http://www.conferp.org.br

  5. Vera Lia Cechinato Farias comentou:

    “fazer com que o Ministério do Trabalho e Emprego reconheça nossa profissão com a importância que ela tem para a sociedade e a inclua oficialmente no cenário das profissões um código específico para Relações Públicas, procedendo as atualizações em todos os seus mecanismos internos.” ! ! !
    Muito obrigada pelo trabalho de vocês em nos valorizar no mercado de trabalho. Na empresa em que eu trabalho, uma das melhores do Brasil, vejo sempre a necessidade de profissionais de RP – o Departamento de Relações Institucionais tem jornalistas e publicitários, mas não tenho notícia de qualquer profissional de RP… o que prejudica o trabalho com os diversos públicos internos e imaginem só a diversidade dos públicos externos… (se bem que o marketing é feito através de agências de propaganda). É a primeira vez que tomo conhecimento de uma ação junto ao Ministério do Trabalho – quanto à Receita, graças a DEUS! seremos reconhecidos.

  6. Sueli Yngaunis comentou:

    Excelente iniciativa, e não sem tempo. Consolidar nossa presença nas estatísticas do MTE é fundamental para o reconhecimento de profssisão perante a sociedade.

  7. Cássia Helena P. Lima comentou:

    Ressalto que o próprio ministério público elabora concursos e faz contratações específicas para Relações Públicas, exigindo – corretamente – o registro no Conselho Regional. Isso indica que identifica a existência e a especificidade de nossa atividade Portanto, nada mais justo que a reconheça, também, na Tabela de Ocupação Principal do IRPF. Parabéns ao Conselho pela iniciativa. Ela é mais um passo para a consolidação da profissão.

  8. Fábio França comentou:

    Está na hora de dizer que existimos na Classificação Brasileira de Ocupações.

  9. Íldima Lima comentou:

    Certamente apoiarei a iniciativa que se constitui como fator fundamental para o alcance do objetivo maior. A história do profissional de Relações Públicas no Brasil é marcada por batalhas para conseguir seu espaço e reconhecimento. Assim como houveram vitórias passadas que favorecem nosso atual estado, tenho certeza que também teremos este êxito.

  10. ana crisitna lecas comentou:

    PARABENS POR MAIS ESTA NOSSA CONQUISTA >
    ABRAÇOS

  11. Ana Paula Groth comentou:

    Excelente iniciativa! Através do mundo RP tinha comentado sobre minha experiência em analisar o CBO e verificar que o modelo descritivo que lá consta não é esclarecedor além de possibilitar confusão para correta compreensão a respeito da nossa profissão.

  12. Marcos Fernandes comentou:

    Já anotei a recomendação e vou cumpri-la no minha declaração. Parabéns ao Conselho pela ação.

  13. Parabéns pela iniciativa! Com certeza, ações pontuais como essas são necessárias e de grandes valia para a jornada de reconhecimento e valorização contínua de nossa profissão.

  14. Vera Lucia Bittar comentou:

    Cumprimento a Diretoria do CONFERP pela iniciativa.

  15. Pedro Ernesto Mariano de Azevedo comentou:

    Prezado Flávio, Conte-me à disposição. Bela iniciativa. Sucesso. Forte abraço,
    Pedro Ernesto – CONRERP/RJ 098

  16. Silvana Nader comentou:

    Grande iniciativa, parabéns ao grupo!
    abraço

  17. Ana Manssour comentou:

    Excelente iniciativa!

    Tenho certeza que grande parte dos profissionais de Relações Públicas já cansaram de preencher o item “outras” não só para fins de imposto de renda como para grande parte dos cadastros que eventualmente precisamos preencher.

    Porém, mais do que isso, desagrada vermos nossa profissão nem ao menos ser compreendida ou do conhecimento de quem divulga a atividade ou recruta profissionais.

    Exemplos recentes:

    * Universia – sobre quem é o profissional especialista em Relações Públicas – parece que não sabem que é uma habilitação e não uma especialidade -, em que afirmam, inclusive, que é profissão para pessoas “extrovertidas” – http://ht.ly/4riKp

    * Uninove – universidade está recrutando um profissional para atividades claramente de relações públicas, entretanto um dos requisitos “sine qua non” é que o candidato seja “jornalista” – http://ht.ly/4ry70

    Isso sem falar em quando se está negociando uma parceria e ao esclarecer que não fazemos assessoria de imprensa o interlocutor, ao saber que sua expertise é relações públicas pergunta: – “mas então o que você faz”?

    E se passaram 26 anos de quando entrei na faculdade…

    Contem comigo para o que precisarem!

    Abraços.

  18. Cláudio do Amaral Gouveia Neto comentou:

    Desde meu período como estudante de Relações Públicas na ESURP-Escola Superior de Relações Públicas de Pernambuco, sou militante daqueles que defendem nossa profissão como uma das mais importantes, fico indignado quando ouço pessoas compararem nossa profissão com outra qualquer, inclusive muitos profissionais de outras formações (Administradores, Pedagogos, Psicologos, etc), assumem o cargo de Relações Públicas em muitas empresas aqui no Brasil e também no exterior.

    Considero um desrrespeito nosso Governo Federal querer reconhecer outras profissões (Flanelinha, Profissional do Sexo, etc), e não dá o devido respeito aos Profissionais de Relações Públicas. Parabéns a nossa Diretoria pelas conquistas alcançadas até aqui, e, tenho certeza que conseguiremos ainda mais respeito. Contem comigo!

  19. Fabiana Pereira comentou:

    Parabéns aos nossos representantes no Conferp. Com certeza cada açõa realizada em prol da valorização da nossa profissão contribuirá cada vez mais para torná-la mais sólida e reconhecida nos meios profissionais e da sociedade em geral.

    Fabiana Pereria – Relações Públicas – Conrerp RS/SC 1855

  20. Rodrigo Cogo comentou:

    Não há dúvida sobre a pertinência, e portanto sobre o mérito, do Conferp entabular este tipo de “batalha”, embora cá pra nós tenha demorado tempo demais. Como assinalou a Ana Paula, em comentário logo acima, este tema vem sendo tratado nas listas de discussão na internet há muito tempo. OL que falta para as pessoas que lá discutem o assunto é autoridade institucionalizada para fazer valer qualquer mudança. E olha que, inclusive vindos das estruturas institucionais dos conrerps, há gente que ainda desfaz da atuação das redes digitais na mobilização da categoria…

  21. CONFERP comentou:

    Vera,

    Agradecemos pela mensagem e manifestação de apoio.

    É isso mesmo, nosso trabalho é o de tornar a profissão reconhecida pelos vários segmentos de mercado.

    Estamos trabalhando nessa busca e esperamos corresponder às expectativas de todos.

    A partir de agora você tem um canal aberto permanente com o Conferp.

    Um abraço

    Flávio Schmidt
    Profissional de Relações Públicas
    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente
    presidencia@conferp.org.br
    http://www.conferp.org.br

  22. CONFERP comentou:

    Sueli,

    Agradecemos pela mensagem.

    Estamos trabalhando para alcançar o devido reconhecimento de nossa profissão em todos os níveis e segmentos do mercado.

    O trabalho é lento, mas constante. Ele é reforçado pelo apoio e compreensão que os profissionais nos têm dado.

    A partir de agora você tem um canal aberto permanente com o Conferp.

    Um abraço

    Flávio Schmidt
    Profissional de Relações Públicas
    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente
    presidencia@conferp.org.br
    http://www.conferp.org.br

  23. CONFERP comentou:

    Prezada Cássia,

    Agradecemos pela mensagem e apoio.

    O nosso objetivo é conquistar o reconhecimento de nossa profissão em todos os níveis e segmentos da sociedade.

    Esperamos que esta ação obtenha êxito e que já nesse próximo ano possamos indicar o nosso código corretamente.

    A partir de agora você tem um canal aberto permanente com o Conferp.

    Um abraço

    Flávio Schmidt
    Profissional de Relações Públicas
    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente
    presidencia@conferp.org.br
    http://www.conferp.org.br

  24. CONFERP comentou:

    Prof Fabio França,

    Agradecemos nosso mestre de sempre pela mensagem e apoio.

    Já está mais na hora de fazer acontecer, contamos com seu apoio.

    Um abraço

    Flávio Schmidt
    Profissional de Relações Públicas
    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente
    presidencia@conferp.org.br
    http://www.conferp.org.br

  25. CONFERP comentou:

    Prezada Ildima,

    Agradecemos pelo envio de sua mensagem e apoio a nossa iniciativa.

    Sem dúvida, serão muitas batalhas ainda pela frente, mas com o apoio da categoria certamente alcançaremos maior êxito.

    Seu apoio é fundamental para nossa busca de resultados.

    Um abraço

    Flávio Schmidt

    Profissional de Relações Públicas

    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente

    presidencia@conferp.org.br

    http://www.conferp.org.br

  26. CONFERP comentou:

    Prezada Ana Paula,

    Você tem razão, compartilhamos da mesma opinião e já iniciamos ação com o CBO e a Receita Federal para corrigir tais distorções.

    Agradeço pela mensagem de apoio e sua disposição de compartilhar suas opiniões com o Conferp.

    Suas manifestações nos incentivam a continuar trabalhando mais em pról de nossa profissão.

    Pode contar que você tem um canal aberto permanente com o Conferp.

    Um abraço

    Flávio Schmidt

    Profissional de Relações Públicas

    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente

    presidencia@conferp.org.br

    http://www.conferp.org.br

  27. CONFERP comentou:

    Prezado Marcos,

    Obrigado pela mensagem de apoio e compreensão.

    Pode contar que agora você tem um canal aberto permanente com o Conferp, que estará trabalhando para conquistar melhores posições para nossa categoria.

    Um abraço

    Flávio Schmidt

    Profissional de Relações Públicas

    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente

    presidencia@conferp.org.br

    http://www.conferp.org.br

  28. CONFERP comentou:

    Prezada Ana,

    Agradecemos pela mensagem e alerta que faz sobre irregularidades.

    Sua mensagem está sendo enviada para os Conrerps responsáveis pela fiscalização para tomarem as devidas medidas para cada caso.

    Somente trabalhando dessa forma com união e compartilhamento é que iremos alcançar níveis de compreensão desejados.

    Obrigado pela mensagem.

    Um abraço

    Flávio Schmidt

    Profissional de Relações Públicas

    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente

    presidencia@conferp.org.br

    http://www.conferp.org.br

  29. CONFERP comentou:

    Silvana,

    Agradeço pela mensagem. Vc mais do que ninguém sabe o quanto isso é importante e também trabalhoso para se conseguir.

    Obrigado pelo apoio.

    Um abraço

    Flávio Schmidt

    Profissional de Relações Públicas

    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente

    presidencia@conferp.org.br

    http://www.conferp.org.br

  30. CONFERP comentou:

    Prezado Pedro Ernesto,

    Em primeiro lugar, que bom receber mensagem sua, ainda mais com seu importante apoio.

    Agradeço pela mensagem.

    Gostaria de ter mais notícias suas.

    Mande-me.

    Um abraço

    Flávio Schmidt

    Profissional de Relações Públicas

    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente

    presidencia@conferp.org.br

    http://www.conferp.org.br

  31. CONFERP comentou:

    Prezada Vera Lucia,

    Obrigado pela mensagem e apoio.

    Conte sempre que você tem um canal aberto e permanente com o Conferp.

    Um abraço

    Flávio Schmidt

    Profissional de Relações Públicas

    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente

    presidencia@conferp.org.br

    http://www.conferp.org.br

  32. CONFERP comentou:

    Prezada Cristina,

    Agradecemos pela mensagem e apoio.

    Manifestações como essas, que você nos encaminha, fortalecem nossa busca por mais soluções para nossa profissão.

    Obrigado e um abraço.

    Flávio Schmidt

    Profissional de Relações Públicas

    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente

    presidencia@conferp.org.br

    http://www.conferp.org.br

  33. CONFERP comentou:

    Prezado Cláudio,

    Agradecemos pela mensagem e apoio manifestado.

    Realmente estamos imbuídos desse propósito para melhorar cada vez mais nossa profissão no mercado de trabalho e junto ao governo.

    Mensagens com a sua nos fortalece para continuarmos agindo ainda mais.

    Obrigado e um abraço.

    Flávio Schmidt

    Profissional de Relações Públicas

    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente

    presidencia@conferp.org.br

    http://www.conferp.org.br

  34. CONFERP comentou:

    Prezada Fabiana,

    Agradecemos pela mensagem e apoio manifestado.

    Certamente cada manifestação como a sua nos fortalece para continuarmos trabalhando por uma profissão melhor no mercado de trabalho.

    Obrigado e um abraço.

    Flávio Schmidt

    Profissional de Relações Públicas

    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente

    presidencia@conferp.org.br

    http://www.conferp.org.br

  35. CONFERP comentou:

    Prezado Rodrigo,

    Agradecemos pela mensagem e apoio manifestado.

    Suas colocações são sempre pertinentes e muito bem vindas, Você sabe disso.

    Talvez, no começo do processo, alguns profissionais tivessem resistência e ou criticas a respeito das redes sociais. Porém, hoje, todos sabem da importância que ela tem e a contribuição que os profissionais dão atuando nesse segmento. O Sistema Conferp está orientado para dar atenção devida e o respeito aos profissionais que atuam nessa área. Esta diretoria-executiva começou sua caminhada recentemente e espera, nesses poucos meses que tem de gestão pela frente, encontrar o maior número de soluções para fortalecer nossa profissão, E não tenha dúvida de que isso será perseguido com muito empenho e dedicação. Sua contribuição está sendo valiosa para alcançarmos o sucesso que almejamos para nossa categoria.

    Agradecemos mais uma vez pela mensagem e esperamos que você continue apoiando as iniciativas positivas em favor da profissão e de nossa categoria.

    Um abraço

    Flávio Schmidt
    Profissional de Relações Públicas
    Conrerp 2ª Região – 1723

    CONFERP
    Presidente

    presidencia@conferp.org.br
    http://www.conferp.org.br

  36. Eduardo Sanches comentou:

    Parabéns pela ação, minha filha é RP recém formada, fiz a declaração do IR dela e notei que não havia o código da profissão. Aqui no meu trabalho também tenho defendido a criação do cargo de Relações Públicas, trabalho na Prefeitura de Jundiaí-SP e aqui a Comunicação é tratada por Jornalistas contratados como cargo comissionado, o que a meu ver não é o mais apropriado.

  37. Emanuelle Baptista de Freitas comentou:

    Percebemos que as empresas e a sociedade em geral desconhecem nossa profissão. Existe uma grande dificuldade para nós acadêmicos de colocação no mercado (trabalho/estágio), justamente pela falta de compreensão da magnitude e importância dos Relações Públicas. Parabenizamos os senhores, e agradecemos pelas atitudes e ações em pról da nossa futura categoria!

    Um abraço, Emanuelle Baptista – acadêmica de Relações Públicas da Univali – Itajaí (SC).

Deixe seu comentário