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Mensagem do Presidente – “Carta de Brasília”

João Alberto Ianhez
Presidente

De acordo com os princípios que norteiam a Global Alliance for Public Relations and Communication Management, para o desenvolvimento da profissão de Relações Públicas globalmente, os representantes dos 18 países reunidos em Brasília, no 3º World Public Relation Festival, sob o tema “Vozes do Mundo”, concluíram:

Que a prática das Relações Públicas é um instrumento para o desenvolvimento das pessoas e das nações na construção de uma sociedade mais justa.

Que os profissionais de Relações Públicas devem se engajar na luta contra a injustiça, a discriminação e exclusão social de homens e mulheres como um padrão mínimo para contribuir com o desenvolvimento e a sustentação dos direitos humanos.

Que a profissão de Relações Públicas deve ter a responsabilidade de engajar a sua voz e empregar seus talentos na busca da liberdade de indivíduos, da aceitação das diferenças individuais, bem como da diversidade em todas as suas formas, seja ela ética ou cultural, para o bem maior da sociedade.

Que os profissionais de Relações Públicas persigam o estabelecimento e o fortalecimento das relações com todos os seus públicos, de forma a quebrar ou reduzir as barreiras que impedem o acesso de milhões de pessoas do mundo às condições mínimas para o seu sustento.

Que as Relações Públicas devem apoiar a promoção dos valores democráticos, baseados na liberdade de expressão, do livre arbítrio e da liberdade de circulação da informação, incluindo a Internet e as novas tecnologias”.

Brasília, 28 de junho de 2006.

Existem textos e recomendações que os participantes de uma profissão não podem esquecer. Este é um deles.

Ele foi a conclusão dos representantes de entidades de 18 países, participantes da Global Alliance for Public Relations and Communication Management, no final do 3rd World Public Relations Festival, evento realizado anualmente em países nos quais aquela associação possui entidades associadas. O congresso realizado no Brasil, em 2006, com co-realização do CONFERP e organização do Grupo Labor, mais especificamente em Brasília, teve com título: Public Relations: The Voice Of The World.

Esse título nos leva a pensar Relações Públicas para todas as organizações de um país e de todos os países do mundo. É esse o papel que Relações Públicas deve exercer: ser a voz das organizações em geral. A voz que orienta cada membro da organização para a construção da imagem, do conceito, da reputação objetivadas por ela.


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